terça-feira, 5 de dezembro de 2006

"Isto nao é um hobby...é um modo de vida!!!"


Estava eu a navegar num site...quando me deparo com estas frases...

Pensei..."pois..foi assim que me enganaram..."

Queria hoje partilhar com vocês, este amor que tantos sentem, pelo escutismo...

Muitos pensam que isto é fácil...que é apenas mais um grupo...acreditem e nao tirando valor a outros grupos...este é diferente...é muiiiiito á frente :P


São muitas as lágrimas choradas...são muitas as horas passadas em reuniões...são muitas as batalhas que se travam...


mas....


Tudo vale a pena...acreditem...


Deixo aqui algum dos pontos que me chamaram mais atenção...mas que são bem a verdade do que é o escutismo...

. Só te ocupa 2 horas por semana.O autor desta afirmação perdeu-se no tempo, mas é bem provável que tivesse sido usada pela primeira vez em 1908, quando se recrutaram os primeiros adultos (Chefes) para o Escutismo. Ser-se Chefe dedicado implica, em média, 7 dias , 52 minutos e 36 segundos por semana.

. Não te custará um cêntimo. Custar-te-á, na realidade, vários euros. Para uniformes, viagens, livros, quotas e insígnias. Sim, o teu agrupamento terá algum orçamento disponível para algumas coisas, mas sairá do teu bolso algum dinheiro, normalmente quando andas mais apertado de finanças. Mas, considera isso como um investimento.

. A tua família ficará contente com o teu envolvimento. A tua família sentir-se-á orgulhosa do teu altruísmo, inicialmente. Este orgulho será em breve substituído por um sentimento de perda, à medida que mergulhas mais e mais numa organização que eles não compreendem.

. A juventude que tu serves, agradecer-te-á. Sim, mas não enquanto fores vivo.

. Os pais dos miúdos agradecer-te-ão. Só mentalmente, por lhes dares umas poucas horas de descanso por semana, nas suas árduas tarefas de criarem os filhos.

. O teu país agradecer-te-á. Nem por isso. Algum presidente da autarquia poderá um dia apertar-te a mão num reconhecimento grato pela tua contribuição para o desenvolvimento da juventude, mas espera sentado.


Mas...e apesar disto tudo...

Agradeço a Deus por me ter dado a opurtunidade de ser Escuteiro...

"Isto nao é um hobby...é um modo de vida!!!"

5 comentários:

Anônimo disse...

reforço duas das muitas ideias:

"terás momentos de profudo e sobrio desespero(...) mas (...) serão abafados peos excitantes momentos de puro prazer e grande deeite em que as TUAS ideia dão resutado"

"o pasado foi um sucesso, mas foi nese tempo. O tempo actua é AGORA!"

Beijinho*

David de Sousa disse...

Sinto muitas vezes o escutismo por vossa causa!Vocês fazem transparecer essa vontade de serem muito à frente em cada minuto a servir um ideal,uma paróquia Uma Vida!

Tenho muito orgulho em ser vosso amigo...

Abraços...

Rapazsemnome disse...

Sobrinho...nós nao existimos se não for para servir a comunidade... queremos cada vez mais ter bem presente esse sentimento...que sem a paróquia não somos nada...e tudo o que somos devemos á paróquia...

Unknown disse...

Gostei muito deste texto :-), considera-me entre os leitores do teu blog a partir de hoje . Gostei especialmente da citação "Ser-se Chefe dedicado implica, em média, 7 dias , 52 minutos e 36 segundos por semana..." Não sei se de facto uma semana tem este tempo todo (julgava que era só 7 dias e hei de confirmar isso algures...), mas o importante aqui não é isso..e antes de dizer o que é deixa que reformule o "ser Chefe" para o ser Escuteiro.

Com esta frase vem-me à mente muitas coisas, ela diz-nos que ser Escuteiro não é um hobbie. Viver o escutismo, não é aos sábados a tarde e domingos de manhã, viver o escutismo implica sentir o escutismo a cada instante.

O meu objectivo será viver o ideal escutista da mesma forma que respiro. Que seja possível transparecer escutismo ao respirar, e que , assim que como quando penso em respirar inspiro fundo e sinto-me bem, quando pensar em escutismo, lembrar-me de tudo o que já vivi inspirando, e expirar tudo cá para fora, porque certamente virão momentos felizes e menos felizes, mas acima de tudo, ainda há muito para viver e tanto para fazer.

Obrigado Nuno por este post, porque este é daqueles momentos em que penso no que é ser escuteiro, e se me sinto fisicamente bem quando respiro fundo, quando penso e sonho o escutismo, 1º respiro fundo, depois sorrio, e depois é tempo de me deixar de conversa fiada e por mãos ao trabalho...

Afinal tenho um acampamento para preparar, e o Escutismo para viver :P

Grande abraço e desculpa o tamanho do comentário :P. O meu próximo post no meu blog vai ser um link para o teu :-P

Anônimo disse...

Pois é... eu também tenho um acampamento para preparar, o acampamento da vida.
Também sou escuteiro, não do vosso agrupamento porque não fui aceite, mas não faz mal estou muito feliz onde estou. O que é preciso é pertencer ao movimento.
Sou-o desde criança, nos longinquos anos 70, era da AEP agora estou no CNE como vocês.
Gostei muito do teu texto, não te conhecia, agora sei que no teu agrupamento têm pelo menos um grande escuteiro. SER ESCUTEIRO É UM MODO DE VIDA, É UM MODO DE ESTAR NA VIDA. POR NÓS, PELOS OUTROS.PELA COMUNIDADE.
Bem hajas. O teu agrupamento deve-se sentir feliz por ter elementos que sentem a felicidade de seguirem o ideal de BP.
Uma forte canhota
António Vieira da Silva (Agrup. 51)
MSN rei_tony@hotmail.com
antoniovieiradasilva@clix.pt